sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Reprodução


A reprodução do acará-bandeira é considerada fácil por muito aquaristas, porém assim como todas as espécies de peixes, eles também necessitam de algumas condições para obterem sucesso.Dentre alguns equipamentos que você irá necessitar, podemos citar: o aquário, um aquecedor com termostato, um termômetro, um filtro de espuma e é claro, boas matrizes.Para se conseguir um casal e iniciar a reprodução deles, existem duas opções, uma delas é comprar um casal já formado em algumas lojas de aquarismo, a outra é você selecionar 6 a 8 filhotes de bandeiras entre 3 a 4 meses de idade, e colocá-los juntos em um aquário, num período de 5 meses, através de bons cuidados existe uma enorme possibilidade da formação de um casal, ou até de mais.


Se você escolher a segunda opção, num período de 5 meses ou até mais, você vai ter conseguido formar um casal pelo menos, a não ser, que vc tenha tido azar na hora de escolher os filhotes e comprado todos machos ou fêmeas. Caso tenha conseguido o casal, retire os demais bandeiras deste aquário ou prepare um novo aquário só parta o casal e seus futuros alevinos, porque este casal defenderá um canto do aquário, o escolhido pela desova, e muitas vezes poderá machucar os demais habitantes. Os bandeiras normalmente preferem desovar em objetos verticais ou mesmo em folhas largas de plantas, onde você poderá ver o casal limpando o possível local para desova, utilizando a boca, como você pode observar na figura abaixo.
Quando o local escolhido estiver devidamente limpo, após algum tempo, a fêmea começa a deslizar sobre o local, encostando o ovopositor e deixando pequenas fileiras de óvulos que posteriormente serão fertilizados pelo macho. Terminado todo este ritual de postura e fertilização, que pode durar algumas horas, o casal começará a abanar os ovos com suas nadadeiras peitorais, o objetivo disto é oxigenar os ovos, também é possível observar o casal retirando alguns ovos que “fungam”. Nem todos os ovos são fertilizados, então estes tornam-se brancos. O casal agora passará a proteger os ovos até se dar à eclosão, que pode variar dependendo da temperatura da água, como já foi dito no tópico temperatura. Mas geralmente dura 48 horas, depois deste período é possível ver os pequenos ovos embrionados se romperem.O cuidado dos pais ainda continua, até aproximadamente uma semana.








Nenhum comentário: